top of page

Vitalizando a pele 

As glândulas sudoríparas do corpo humano são de 2 tipos: as glândulas écrinas, que estão distribuídas por todo o corpo; e as glândulas apócrinas, que são numerosas nas axilas e na vizinhança da genitália e que produzem uma secreção de cheiro mais forte do que as glândulas écrinas.

As glândulas sebáceas, localizadas na parte superior das raízes do pêlo, segregam uma substância oleosa chamada sebo. Elas não são encontradas em zonas sem pêlo tais como as palmas das mãos e as solas dos pés. As espinhas da puberdade são causadas pela secreção excessiva de sebo e pela consequente obstrução das bolsas capilares, que se infeccionam. Uma vez curada a infecção, a pele recupera a sua maciez e elasticidade naturais. Na idade madura, a camada adiposa subcutânea se contrai; e as glândulas sebáceas produzem menos sebo, resultando numa pele enrugada e flácida. Pela aplicação de Shiatsu directamente na pele é possível ajudar a prevenir este sinal de envelhecimento.

 

 

Flexibilizando os músculos

A tensão ou operação contínua dos músculos gradualmente provoca o acúmulo de elementos que produzem fadiga (ácido láctico e gás de dióxido de carbono) e um resultante endurecimento das fibras musculares, que perdem o poder de contração. O fluxo de sangue e linfa é desse modo reduzido, e a alimentação capilar torna-se insuficiente. Se o endurecimento persiste, a contratura desenvolve-se. E, se esta condição não é corrigida, os nervos ficam entorpecidos; os órgãos internos e o sistema endócrino são afetados com a consequente perda de equilíbrio físico. Como isto sugere, a condição usualmente referida como rigidez muscular pode se tornar grave e deveria ser corrigida com a terapia Shiatsu.

 

Estimulando a circulação dos líquidos corporais

Visto que eles suprem de alimento os tecidos celulares e removem os resíduos não aproveitáveis de todos eles, os líquidos corporais-sangue, líquido tecidual e linfa- e sua boa circulação são essenciais para a vida das células. O Shiatsu estimula a circulação eficiente dos líquidos corporais. O seu processo tem bons efeitos sobre os braços e pernas e vitaliza o retorno do sangue venoso para o coração.

 

Regulando as funções nervosas

O sistema nervoso, que actua como uma rede de comunicações conectando todas as partes do corpo, está dividido em sistema nervoso central, consistindo do cérebro, encerrado no revestimento de protecção do crânio, e a medula espinhal, envolvida pela coluna vertebral, e no sistema nervoso periférico. O sistema nervoso periférico é composto do sistema cérebro-espinhal (cérebro e medula espinhal) e do sistema nervoso autônomo. O sistema nervoso cérebro-espinhal- ou o sistema nervoso misto- controla os nervos motores que movimentam os músculos esqueléticos, e os nervos sensórios, que capacitam o corpo a experimentar dor, calor, frio, e assim por diante. O sistema autônomo controla aquelas funções e órgãos sobre os quais a vontade não tem influência- circulação, sistema endócrino, e o funcionamento dos órgãos internos- e é composto dos subsistemas simpático e parassimpático, que operam em harmonia e checam um ao outro. Quando o corpo é saudável, estes 2 sistemas actuam juntos harmoniosamente. Uma anormalidade- stress nervoso prolongado, por exemplo- estimula o cérebro a emitir impulsos que passam do sistema nervoso central para o periférico e descontrolam o equilíbrio do sistema autônomo. O tratamento Shiatsu é importante para regular o sistema nervoso autônomo.

 

Controlando o sistema endócrino

Secretando uma variedade de diferentes hormonas directamente no sangue e deste modo preservando o equilíbrio químico e a ligação entre os órgãos internos, o sistema endócrino é vital para a manutenção da saúde normal. O nome hormona para as substâncias secretadas pelas glândulas de secreção interna do sistema deriva de uma palavra grega que significa excitar ou estimular.Isto indica a natureza do papel que elas desempenham. Reduções ou aumentos das pequenas quantidades de hormonas produzidas retardam ou estimulam o funcionamento de órgãos internos.

 

Trabalhando o sistema esquelético

Os ossos são compostos por água, materiais orgânicos coloidais e cálcio inorgânico.Os 200 ossos no corpo humano- 26 na espinha, 25 no tórax, 23 no crânio, 64 nos braços e 62 nas pernas- estão conectados por tendões e ligamentos em arranjos fixos para criar o sistema esquelético. A manipulação do sistema esquelético efectuada na terapia Shiatsu constitui uma mais valia para o seu bem estar.

 

Melhorando o sistema digestivo

A cavidade oral, a faringe, o esôfago, o estômago, intestino delgado e intestino grosso fazem parte do sistema digestivo. Através da terapia Shiatsu os meridianos correspondentes a todos estes órgão são estimulados, fortalecendo-os e garantindo o seu bom funcionamento. 

 

 

 

bottom of page